O Poder Da Colaboração das Comunidades De Código Aberto
Dez comunidades incríveis para programadores se associarem
É a página do Google destinada a ferramentas de desenvolvimento de software, interfaces de programação de aplicativos (APIs) e outros recursos técnicos. O site ainda conta com a documentação sobre a utilização de ferramentas para desenvolvedores do Google, grupos de discussão e blogs destinados aos profissionais que usam produtos de desenvolvedor da empresa norte-americana. Não há dúvidas de que esses grupos podem melhorar o trabalho dos desenvolvedores de diversas maneiras. Os programadores que participam desses ambientes ficam mais atentos em relação às boas práticas, têm acesso a diferentes dicas, referências e sugestões que podem ser utilizadas no cotidiano do profissional. Esses locais também podem ser uma excelente ideia para você compartilhar os seus aprendizados e as suas experiências.
O GDG reúne desenvolvedores de software com interesses em comum para se encontrarem em reuniões e workshops interativos. A comunidade acolhe a todos que se interessem por tecnologia, desde o nível mais iniciante até profissionais experientes. O Developer Circles do Facebook é um programa projetado para criar comunidades locais e organizadas para desenvolvedores. Essas comunidades educam e proporcionam um fórum para discussões e compartilhamento de informação em torno dos temas mais relevantes para desenvolvedores em determinados mercados.
Buscas online por prompts de IA crescem 65% no último ano – ranking traz os comandos mais pesquisados pelos internautas
Até agora, discutimos os desafios técnicos, a importância de uma equipe especializada e os aspectos críticos da adoção de tecnologia open source. A proposta de lei que aprova o código do imposto sobre a propriedade e transmissão de imóveis foi aprovada esta sexta-feira, na votação final global, por unanimidade. Com a IA avançando e empresas investindo na criação autônoma de aplicativos, o debate agora é sobre o futuro da programação e até que ponto as novas plataformas de IA já podem substituir programadores. Neste vídeo imperdível, Renato Asse entrevista Vinícius Lana, fundador da Vibe Coders Academy, para discutir em profundidade o conceito de vibe coding.
As três bancadas, tanto do MpD, PAICV, como a da UCID, congratularam-se com a aprovação destes códigos, considerando-os pertinentes para elevar o país. A proposta de lei que aprova o código do imposto sobre a transmissão de imóveis (ITI) visa estabelecer as regras para a tributação das operações que implicam a transferência de propriedade de imóveis. Este código tem como objectivo principal modernizar o sistema tributário e garantir uma aplicação mais justa e equitativa do imposto sobre a transmissão de imóveis. Já a proposta de lei que aprova o código do imposto sobre a propriedade de imóveis (IPI) tem como objectivo criar um novo código que reestrutura a tributação sobre a propriedade de imóveis em Cabo Verde, incluindo imóveis rústicos, urbanos e mistos. A proposta visa alterar o Imposto Único do Património (IUP), tornando-o mais transparente, de modo a facilitar o cálculo e pagamento do imposto.
Google Developers
O vibe coding pode dar a entender que qualquer um pode programar se souber interagir com uma ferramenta de IA. Para Cortiz, os programadores continuarão necessários para avaliar os códigos, entendê-los e fazer uma espécie de “auditoria do que foi feito pela IA”. Essa prática é o que suspeitam ter acontecido com o “vírus de iPhone” encontrado recentemente nos aparelhos da Apple. Uma das hipóteses é que um programador tenha recorrido à IA, que usou um código de alguma biblioteca sem confirmar qual era seu conteúdo. Desde seu lançamento, o GitHub tem dedicado esforços contínuos para aprimorar o Copilot, implementando 85 atualizações até o momento.
Por exemplo, capítulos do GDG como o GDG San Francisco e oGDG Nova Yorkrealiza regularmente eventos sobre as tecnologias mais recentes do Google, como workshops do Flutter ou sessões de treinamento do Google Cloud. Esses encontros proporcionam experiências de aprendizado prático e oferecem oportunidades de networking com colegas e especialistas da área, aprimorando o crescimento pessoal e profissional na comunidade de tecnologia. Este artigo o guiará por algumas das melhores comunidades de desenvolvedores que se alinham com seus objetivos e interesses. A Hashnode é uma comunidade on-line onde desenvolvedores compartilham conhecimento e evoluem em suas carreiras.
ViaFreeCodeCampO FreeCodeCamp é uma plataforma e uma comunidade de desenvolvedores bem conhecida que oferece cursos gratuitos de codificação em desenvolvimento da Web, análise de dados, ciência de dados e muito mais. Além de seus recursos educacionais, o FreeCodeCamp tem uma próspera comunidade on-line onde os alunos podem se conectar por meio de fóruns, salas de bate-papo e grupos de estudo locais. O conhecimento profundo do ecossistema e comunidades de código aberto permite às empresas escolher projetos bem mantidos e com histórico de segurança sólida, minimizando riscos de vulnerabilidades e problemas de conformidade. Anteriormente conhecido como Google Code, Google Developers é o site do Google para ferramentas de desenvolvimento de software, interfaces de programação de aplicativos (APIs), e recursos técnicos.
Destaque seus colaboradores
O Brasil está no centro de uma corrida de empresas interessadas em ocupar o espaço com satélites para fornecer internet. Um estudo recente feito pela Universidade do Texas mostrou que a IA pode “alucinar” até mesmo quando está programando, ou seja, cria trechos inteiros de código que não existem. Recentemente o Google lançou o Firebase Studio, uma plataforma de criação de apps que pode ser usada até mesmo por quem não tem familiaridade nenhuma com programação. GitHub Copilot agora age ativamente no VS Code com o Modo Agente e suporte MCP, transformando ideias em código e automatizando tarefas complexas. Além disso, você ainda pode fazer novos amigos, conhecer companheiros de código e potenciais parceiros nestas comunidades. Aliás, é muito comum as empresas se envolverem nas comunidades, sobretudo por meio de Tech Recruiters e profissionais da área de Developer Relations.
Como mencionado anteriormente, o ecossistema de desenvolvimento de código aberto é uma rede global de colaboração que abrange projetos, tecnologias e comunidades. Os benefícios de participar de uma comunidade de código incluem o acesso a recursos educacionais, a oportunidade de contribuir para projetos open source e a chance de se destacar no mercado de trabalho. Esses espaços também são ideais para encontrar mentores, parceiros e potenciais empregadores.
Nesses grupos, devs que tem um problema específico muito provavelmente encontrará a solução, uma documentação importante ou, pelo menos, a colaboração para entendê-lo. É uma oportunidade para profissionais, sobretudo mais novos, aumentarem o conhecimento de linguagem. “Formar uma comunidade de desenvolvedores não é uma coisa tão complexa, basta ter um grupo de pessoas com interesse em um desafio ou AspNeti.com tecnologia em comum”, ensina Pinheiro.